ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 24/09/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·
Desenvolver
com os alunos situações que envolvem a ideia da divisão.
·
Mostrar
ao aluno diferentes maneiras para calcular questões que envolvem a divisão.
·
Identificar
o uso dos pronomes do caso reto, oblíquo e de tratamento.
CONTEÚDO:
·
Divisão:
situações de divisão, cálculo mental e divisão exata e não exata.
·
Pronomes:
do caso reto, oblíquo e de tratamento.
METODOLOGIA:
·
Iniciar
a aula com a revisão do conteúdo de língua portuguesa e matemática, e ao
finalizar a abordagem do conteúdo, será aplicado um exercício, tendo como
objetivo firmar a aprendizagem do aluno, e ao regressar do intervalo será
aplicado às avaliações, referentes às disciplinas de Matemática e Língua
Portuguesa.
RECURSOS:
·
Livro.
·
Caderno.
·
Lápis.
·
Quadro
branco.
·
Piloto
para quadro branco.
·
Apontador.
AVALIAÇÃO:
·
Os
alunos serão avaliados através de seu esforço individual e conforme o seu
desempenho nas atividades propostas pelo professor.
BIBLIOGRAFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
A ESCOLA É NOSSA: Língua Portuguesa. 3ª ed. Marcia
Paganini Cavéquia. São Paulo: Scipione, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: HISTÓRIA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 25/09/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar os principais aspectos da ocupação do atual sudeste brasileiro.
- Reconhecer aspectos da vida cotidiana dos povoados coloniais.
- Perceber as características da invasão francesa.
CONTEÚDOS:
- O processo de ocupação do atual sudeste brasileiro.
- Os povoados, sua administração e seu cotidiano.
- A invasão francesa.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com uma conversa informal sobre o conteúdo, descrevendo o processo de ocupação do sudeste brasileiro, e logo em seguida, confecção de cartazes e aplicação de uma atividade de revisão sobre o assunto abordado, e ao retornar do intervalo será aplicados à avaliação referente à disciplina de História.
RECURSOS:
- Cartolina.
- Piloto.
- Livro.
- Caderno.
- Borracha.
- Cola.
- Gravuras.
- Tesoura.
AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão avaliados, de acordo com a sua participação na aula e nas atividades proposta pelo professor.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: História. 1ª ed. Cesar da Costa Júnior.
São Paulo: Moderna, 2007.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E ENSINO RELIGIOSO
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 26/09/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Representar medidas de tempo e estabelecer relações entre suas unidades de medida mais usuais.
- Reconhecer a importância dos ensinamentos contidos na Bíblia sagrada.
CONTEÚDO:
- Medidas de tempo.
- A Bíblia sagrada.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com uma conversa informal sobre a importância de comemorara o dia da Bíblia, e logo em seguida, revisão do conteúdo de matemática, e para finalizar a aula será aplicado um exercício de fixação, e ao regressar do intervalo será aplicado às avaliações de Problemas e Ensino Religioso.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Piloto.
- Caderno.
- Lápis.
- Borracha.
- Livro.
AVALIAÇÃO:
- Os discentes serão avaliados de acordo com a sua participação na aula e nas atividades em sala de aula.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
GERALDO, Celso
Antônio. O amor que vence a morte,
4º ano. Rio de Janeiro: Ática, 1988.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
E ARTES
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 27/09/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar as partes de um rio.
- Reconhecer os diferentes tipos de rio.
- Produzir cartaz sobre o dia da árvore.
CONTEÚDO:
- Os rios.
- 21 de setembro dia da árvore.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a revisão do conteúdo de geografia, em seguida falar sobre a importância de comemorar o dia da árvore, e para finalizar, correção dos exercícios de geografia e confecção de cartaz sobre o dia da árvore, e ao retornar do intervalo serão aplicadas as avaliações de Geografia e Artes.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Piloto.
- Cartolina.
- Cola.
- Tesoura.
- Lápis.
- Borracha.
- Gravuras.
AVALIAÇÃO:
- Medir o nível de aprendizagem dos discentes através de atividades individuais e em grupos, bem como o seu interesse e a sua participação na aula.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: Geografia. 1ª ed. Virginia Aoki. São
Paulo: Moderna, 2007.
VENTRELA, Roseli
& Arruda, Jaqueline. Link da arte.
1ª ed. São Paulo: Moderna, 2002.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 28/09/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar os possíveis destinos para o lixo.
- Reconhecer os graves problemas causados pelos lixões, e como e o processo de reciclagem.
CONTEÚDO:
- O lixo: coleta, destino, tratamento e reciclagem.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a leitura de um texto reflexivo sobre o conteúdo a ser abordado, em seguida debate com os alunos e para concluir correção dos exercícios previamente elaborados pelo professor, e ao regressar do intervalo foi aplicada a avaliação de Ciências.
RECURSOS:
- Texto reflexivo.
- Livro.
- Quadro branco.
- Piloto.
- Lápis.
- Caderno.
AVALIAÇÃO:
- Os discentes serão avaliados conforme a sua participação no debate e nas atividades propostas pelo professor.
BIBLIOGRÁFIA:
PORTA ABERTA: Ciências. 1ª ed. Ângela Bernardes de
Andrade. São Paulo: Moderna, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 01/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar as principais medidas de comprimento.
- Reconhecer a importância do conteúdo trabalhado em nosso dia-a-dia.
- Mostrar a os alunos que em situações formais e pública de fala e da escrita, o verbo deve concordar com a pessoa do discurso a que ele se refere.
CONTEÚDO:
- Grandezas e medidas.
- Medidas de comprimento.
- Verbo- flexão de número e pessoa.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula fazendo uma introdução sobre as principais medidas de comprimento a serem estudadas, e logo após a explicação, será aplicado um exercício de fixação.
- Ao regressar do intervalo o professor dará continuidade com o novo assunto de língua portuguesa, e para finalizar a aula será aplicada uma atividade para casa.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Caderno.
- Lápis.
- Borracha.
- Apontador.
- Livro.
- Fita métrica.
- Piloto.
AVALIAÇÃO:
- Os educandos serão avaliados de acordo com a sua participação individual e coletiva na aula, e na execução das tarefas propostas pelo educador.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
A ESCOLA É NOSSA: Língua Portuguesa. 3ª ed. Marcia
Paganini Cavéquia. São Paulo: Scipione, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: CIENCIAS
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 02/10/2012
CARGA HORÁRIA: 2h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar as relações que há entre os seres vivos em uma cadeia alimentar.
- Distinguir os seres produtores, consumidores e os decompositores.
CONTEÚDO:
- Relações alimentares dos seres vivos.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula fazendo uma abordagem do assunto a ser estudado, identificando juntamente com os educandos a classificação dos seres vivos na cadeia alimentar, e para finalizar, confecção de cartazes sobre o tema em estudo.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Piloto.
- Caderno.
- Lápis.
- Cartolina.
- Gravuras.
- Cola.
AVALIAÇÃO:
- Avaliar a aprendizagem dos alunos através de atividades propostas pelo professor e de acordo com a sua participação e assiduidade na aula.
BIBLIOGRÁFIA:
PORTA ABERTA: Ciências. 1ª ed. Ângela Bernardes de
Andrade. São Paulo: Moderna, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL-I
DISCIPLINA: INGLÊS
SÉRIE: 4º TURMA: B TURNO: VESPERTINO DATA: 02/10/2012
CARGA HORÁRIA: 2h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Ler e traduzir texto com fluência.
- Interpretar texto com clareza de ideias.
CONTEÚDO:
- Text: Occupations.
METODOLOGIA:
- Leitura, tradução e, interpretação do texto.
RECURSOS:
- Professions (Texto, página: 06).
- Dicionário bilíngue.
- Quadro branco.
- Piloto para quadro branco.
- Apagador.
- Caneta.
- Lápis comum.
- Borracha.
- Apontador.
AVALIAÇÃO:
- Medir o nível de aprendizagem dos alunos através de atividades diversas feitas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
LAPORTA, Edgar. A New Practical
English. Book
one. IBEP.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: HISTÓRIA
E GEOGRAFIA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 03/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar os principais aspectos da ocupação do sul do país.
- Relacionar a pecuária com a ocupação da região.
- Conhecer as principais formações vegetais brasileiras.
- Relacionar a variedade de tipos de clima e de solo.
CONTEÚDO:
- O processo de ocupação do sul do Brasil.
- A vegetação do Brasil.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a apresentação do conteúdo de história, em seguida leitura e discussão do assunto com os alunos, e para encerrar exercício de fixação.
- Ao regressarem do intervalo, iniciar a aula com uma conversa informal sobre o assunto a ser estudo, fazendo uma analise juntamente com os alunos da vegetação brasileira e as identificando através de gravuras, e para finalizar, aplicação de uma atividade previamente elaborada pelo professor.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Piloto.
- Livro.
- Caderno.
- Gravuras.
- Lápis.
- Borracha.
AVALIAÇÃO:
- Avaliar o discente conforme a sua participação na aula, e nas atividades propostas pelo docente.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: História. 1ª ed. Cesar da Costa Júnior.
São Paulo: Moderna, 2007.
PROJETO BURITI: Geografia. 1ª ed. Virginia Aoki. São
Paulo: Moderna, 2007.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 05/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar situações cotidianas em que envolve perímetro de uma figura.
- Realizar atividades em que empregue perímetro de uma figura.
- Aplicar os conhecimentos obtidos para classificação dos verbos estudados.
CONTEÚDO:
- Perímetro de uma figura.
- Verbo.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com apresentação do conteúdo, e logo após a explicação do assunto, será aplicado uma atividade do livro para pactuar a aprendizagem dos alunos.
- Ao regressar do intervalo, será retomado o assunto da aula anterior, e após a explicação, será aplicado um exercício previamente elaborado pelo professor.
RECURSOS:
- Livro.
- Caderno.
- Lápis.
- Quadro branco.
- Piloto para quadro branco.
- Apontador.
- Borracha.
AVALIAÇÃO:
- Medir o nível de aprendizagem dos alunos, através de sua participação individual e coletiva na aula e nas atividades propostas pelo educador em sala.
BIBLIOGRAFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
A ESCOLA É NOSSA: Língua Portuguesa. 3ª ed. Marcia
Paganini Cavéquia. São Paulo: Scipione, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 08/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Realizar atividades em que empregue ideia de área.
- Reconhecer a importância do conteúdo trabalhado em nosso dia-a-dia.
- Induzir o discente a ler e interpretar o texto: O velho, o menino e a mulinha.
CONTEÚDO:
- Ideia de área.
- Interpretação de texto: O velho, o menino e a mulinha.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a explicação do conteúdo, e logo após, aplicação de um exercício do livro, sob a supervisão do professor, para firmar a aprendizagem dos educandos.
- Ao regressar do intervalo, leitura compartilhada do texto, seguida de uma discussão oral com os alunos, e logo após, a interpretação do mesmo pelos educandos.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Caderno.
- Lápis.
- Borracha.
- Apontador.
- Livro
- Piloto.
AVALIAÇÃO:
- Avaliar o nível de aprendizagem dos educandos, conforme a sua participação individual e coletiva na aula, e na execução das tarefas propostas pelo educador.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
A ESCOLA É NOSSA: Língua Portuguesa. 3ª ed. Marcia
Paganini Cavéquia. São Paulo: Scipione, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE MORADA
DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
E LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 09/10/2012
CARGA HORÁRIA: 2h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Aplicar os conhecimentos obtidos para classificar os seres vivos na cadeia alimentarem: produtores, consumidores e decompositores.
- Ouvir e respeitar outras opiniões, reconhecendo e valorizando a produção de texto.
- Identificar a estrutura que compõe uma poesia.
CONTEÚDO:
- Produtores, consumidores e decompositores.
- Produção de texto: Poesia de Cordel.
METODOLOGIA:
- Retomar o conteúdo da aula passada: relações alimentares dos seres vivos, da disciplina de ciências, com discussões, perguntas orais e análise de gravuras, e para finalizar será aplicado um exercício de revisão.
- Ao regressar do intervalo, fazer a leitura de uma poesia de cordel, especificando toda sua estrutura, logo em seguida, falar sobre a importância e o valor histórico da literatura de cordel, e para concluir, será proposto a todos que façam uma poesia, utilizando conhecimento real e imaginário.
RECURSOS:
- Livro.
- Caderno.
- Lápis.
- Quadro branco.
- Piloto para quadro branco.
- Apontador.
- Gravuras.
- Borracha.
AVALIAÇÃO:
- Medir o nível de aprendizagem dos alunos, através de sua participação individual e coletiva na aula e nas atividades propostas pelo educador.
BIBLIOGRAFIA:
PORTA ABERTA: Ciências. 1ª ed. Ângela Bernardes de
Andrade. São Paulo: Moderna, 2008.
A ESCOLA É NOSSA: Língua Portuguesa. 3ª ed. Marcia
Paganini Cavéquia. São Paulo: Scipione, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL-I
DISCIPLINA: INGLÊS
SÉRIE: 4º TURMA: B TURNO: VESPERTINO DATA: 09/10/2012
CARGA HORÁRIA: 2h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Conhecer as diferentes ocupações e seu papel na sociedade.
- Capacitar o aluno a empregar corretamente o vocabulário relativo às ocupações.
- Induzir o discente a fixar o vocabulário referente às ocupações.
- Treinar a pronúncia e entonação do vocabulário relativo às ocupações.
- Habilitar o aluno a empregar corretamente o vocabulário relativo às ocupações.
CONTEÚDO:
- Occupations.
METODOLOGIA:
- A aula será iniciada com um debate proposto pelo professor facilitador para que os alunos conheçam a importância das diferentes ocupações em nossa sociedade, e ao finalizar o debate será trabalhado o treino da pronúncia e entonação do vocabulário relativo às ocupações anteriormente estudadas; e para finalizar a aula o professor aplicará um exercício previamente elaborado sobre as ocupações estudadas em sala de aula, tendo como meta a fixação destas ocupações pelos alunos envolvidos na aula.
RECURSOS:
- Occupations (Vocabulário, página: 07).
- Quadro branco.
- Piloto para quadro branco.
- Apagador.
- Caneta.
- Lápis comum.
- Borracha.
- Apontador.
AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão avaliados de acordo com o desempenho nas atividades propostas.
BIBLIOGRAFIA:
LAPORTA, Edgar. A New Practical
English. Book
one. IBEP.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL-
I
DISCIPLINA: HISTÓRIA
E GEOGRAFIA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 10/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Avaliar o papel das missões jesuíticas na catequização dos povos indígenas.
- Identificar ensinamentos contidos nas lendas.
- Reconhecer as causas da grande devastação sofrida pela mata atlântica e o cerrado.
CONTEÚDO:
- Os jesuítas, os índios e as missões.
- As lendas e sua significação.
- A devastação da vegetação brasileira.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com uma conversa informal com os alunos, sobre as missões, destacando que foram construídas pelos padres e os índios guaranis, e em seguida, mostrar a importância que as lendas representam, e para encerrar a aula, propor a os alunos que façam uma lenda, utilizando conhecimento real e imaginário.
- Ao regressar do intervalo, leitura compartilhada do conteúdo da disciplina de geografia seguida da explicação, destacando no mapa os locais com maiores áreas de devastação. Por fim, pedir a os alunos para fazerem as atividades complementares contidas no livro, para firmar uma melhor aprendizagem do conteúdo, com o auxilio do professor.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Caderno.
- Lápis.
- Borracha.
- Apontador.
- Livro.
- Mapa do Brasil.
- Piloto.
AVALIAÇÃO:
- Avaliar o nível de aprendizagem dos educandos, conforme a sua participação individual e coletiva na aula, e na execução das tarefas propostas pelo educador.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: História. 1ª ed. Cesar da Costa Júnior.
São Paulo: Moderna, 2007.
PROJETO BURITI: Geografia. 1ª ed. Virginia Aoki. São
Paulo: Moderna, 2007.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E CIENCIAS
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 11/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar problemas que envolvam áreas de figuras planas e centímetro quadrado.
- Reconhecer a importância do conteúdo trabalhado em nosso dia-a-dia.
- Conhecer as relações entre os seres vivos em uma cadeia alimentar.
CONTEÚDO:
- Área de figuras planas.
- Centímetro quadrado.
- Alimentação dos seres vivos.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com uma conversa informal com os alunos sobre a importância do conteúdo a ser estudado no nosso dia-a-dia, logo após a explicação do assunto, os educandos serão incentivados a responderem problemas, propostos pelo professor.
- Ao regressarem do intervalo, iniciar a aula fazendo uma abordagem do assunto a ser revisado, identificando juntamente com os educandos a classificação dos seres vivos na cadeia alimentar, e para finalizar, será aplicado um exercício previamente elaborado pelo professor.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Piloto.
- Caderno.
- Lápis.
- Caderno.
- Borracha.
- Apontador.
AVALIAÇÃO:
- Avaliar a aprendizagem dos alunos através de atividades propostas pelo professor em sala, e de acordo com a sua participação durante o decorrer da aula.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
PORTA ABERTA: Ciências. 1ª ed. Ângela Bernardes de
Andrade. São Paulo: Moderna, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMATICA E LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 16/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Perceber a importância das unidades de medidas de comprimento.
- Mostra a o aluno que o verbo deve concordar com a pessoa do discurso a qual se refere.
- Identificar verbos que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.
CONTEÚDO:
- Metro, quilômetro, centímetro e milímetro.
- Revisão: verbo: flexão de número e pessoa.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a revisão do conteúdo: unidades de medidas de comprimento, da disciplina de matemática, ao finalizar a explicação, serão aplicadas questões envolvendo o assunto em estudo.
- Ao retornar do intervalo, será dada inicio a revisão de língua portuguesa, do conteúdo: verbo: flexão de número e pessoa, e para finalizar a aula será aplicado questões sobre o assunto revisado.
RECURSOS:
- Quadro branco.
- Piloto.
- Livro.
- Caderno.
- Apontador.
- Lápis.
AVALIAÇÃO:
- Avaliar o nível de aprendizagem dos alunos, conforme o seu interesse e sua participação individual e coletiva na aula.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
A ESCOLA É NOSSA: Língua Portuguesa. 3ª ed. Marcia
Paganini Cavéquia. São Paulo: Scipione, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: HISTORIA
DO PIAUÍ E GEOGRAFIA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 17/10//2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar o estado do Piauí no Mapa do Brasil.
- Induzir os educandos a identificar em que região esta localizada o estado em que moramos.
- Analisar a importância das plantas para os seres vivos.
CONTEÚDO:
- O Piauí no Brasil.
- Piauí no Nordeste.
- A importância das plantas para o clima global.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula fazendo uma abordagem sobre a importância de comemorar o dia do Piauí, logo após, será apresentado o conteúdo a ser estudado, e para finalizar, os alunos serão incentivados a apontarem no Mapa do Brasil o estado do Piauí e a responderem questões sobre o assunto abordado.
- Ao regressar do intervalo, o professor dará inicio a aula fazendo a leitura de um texto reflexivo sobre a importância de preservar as plantas. Após a leitura do texto com os alunos, pedir que todos façam o desenho de uma árvore e um texto falando da importância das plantas para o clima global, e para finalizar, exercício extraclasse elaborado pelo professor para uma melhor aprendizagem do conteúdo estudado.
RECURSOS:
- Mapa do Brasil.
- Quadro branco.
- Piloto.
- Caderno.
- Lápis.
- Livro.
- Coleção.
- Borracha.
- Apontador.
AVALIAÇÃO:
- Observar o interesse e a participação na aula e nas atividades propostas pelo docente.
BIBLIOGRÁFIA:
FUNDAÇÃO CEPRO: História do Piauí. 1ª ed. São Paulo:
Brasil, 1973.
PROJETO BURITI: Geografia. 1ª ed. Virginia Aoki. São
Paulo: Moderna, 2007.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: ARTES E
ENSINO RELIGIOSO
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 18/10/2012
CARGA HORÁRIA: 2h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar a capacidade de criatividade dos alunos com a produção e pintura de desenhos.
- Despertar no educando o gosto pela arte.
- Induzir nos educandos diferentes formas de valores tais como: a solidariedade, a amizade, a generosidade, a responsabilidade, o compromisso, entre outros.
CONTEÚDO:
- Fazer desenho a lápis tendo como tema: o dia do Piauí.
- Texto: Tal como o futebol.
METODOLOGIA:
- A aula será iniciada com a demonstração de alguns desenhos já feitos pelo professor, permitindo aos educandos verem outras atividades e com isso, expressar-se por meio dos conhecimentos que os adquiriu.
- Iniciar a aula com a leitura do texto, e em seguida, discussão com os alunos, e após o debate, será aplicada uma atividade previamente elaborada pelo professor.
RECURSOS:
- Folhas em branco.
- Caderno de desenho.
- Piloto.
- Coleção.
- Pincel.
- Lápis.
- Borracha.
- Apontador.
AVALIAÇÃO:
- Verificar o nível de criatividade a participação e o interesse dos alunos.
BIBLIOGRÁFIA:
VENTRELA, Roseli
& Arruda, Jaqueline. Link da arte.
1ª ed. São Paulo: Moderna, 2002.
GERALDO, Celso Antônio.
O amor que vence a morte, 4º ano.
Rio de Janeiro: Ática, 1988.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 18/10/2012
CARGA HORÁRIA: 2h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Realizar atividades em que empregue problemas envolvendo medidas de comprimento.
- Identificar as dificuldades dos alunos em atividades de problemas, em que envolva medidas de comprimento.
CONTEÚDO:
- Problemas: Medidas de comprimento.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a explicação do conteúdo, e em seguida, será aplicado uma atividade de fixação, para firmar aprendizagem dos alunos, e para finalizar, uma atividade extraclasse elaborada pelo professor.
RECURSOS:
- Livro.
- Quadro branco.
- Piloto.
- Lápis.
- Borracha.
- Apontador.
AVALIAÇÃO:
- Medir o nível de aprendizagem dos alunos através de atividades diversas feitas em sala e conforme sua participação na aula.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 22/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Mostrar ao aluno o conceito de área e a sua importância no cotidiano.
- Realizar atividades em que empregue: ideia de área, perímetro de uma figura e centímetro quadrado.
- Identificar os verbos que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.
CONTEÚDO:
- Revisão: Perímetro de uma figura.
Ideia de área.
Centímetro quadrado.
- Revisão: Verbo.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a apresentação do conteúdo, e logo após a explicação do assunto, será aplicado uma atividade para pactuar a aprendizagem dos educandos, e para finalizar correção da atividade extraclasse da aula anterior da disciplina de matemática.
- Ao regressarem do intervalo, será iniciada a revisão de língua portuguesa, e logo em seguida, será aplicada uma atividade previamente elaborada pelo professor.
RECURSOS:
- Livro.
- Caderno.
- Lápis.
- Quadro branco.
- Piloto.
- Apagador.
AVALIAÇÂO:
- Medir o nível de aprendizagem dos alunos através das atividades designadas pelo professor, e conforme a sua participação na aula.
BIBLIOGRÁFIA:
PROJETO BURITI: Matemática. 1ª ed. Mara Regina Garcia
Gay. São Paulo: Moderna, 2007.
A ESCOLA É NOSSA: Língua Portuguesa. 3ª ed. Marcia
Paganini Cavéquia. São Paulo: Scipione, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
E LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 23/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Aplicar os conhecimentos obtidos para classificar os seres vivos na cadeia alimentarem: em produtores, consumidores e decompositores.
- Reconhecer a existência dos micro-organismos e sua importância para o ser humano.
- Identificar os personagens principais e qual a sua importância no texto.
CONTEÚDO:
- Teia alimentar.
- Mundo dos micro-organismos.
- Interpretação de texto: Dona Baratinha.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a explicação do conteúdo da disciplina de Ciências, e para finalizar será aplicado um exercício, para pactuar a aprendizagens dos educandos.
- Ao regressar do intervalo, fazer a leitura compartilhada do texto: Dona Baratinha, e logo após, discussão com os alunos, e para finalizar será aplicada uma atividade sobre o assunto abordado.
RECURSOS:
- Livro
- Caderno
- Lápis
- Quadro branco
- Piloto para quadro branco.
- Apontador
- Borracha.
AVALIAÇÃO:
- Medir o nível de aprendizagem dos alunos, através de sua participação individual e coletiva na aula e nas atividades propostas pelo educador.
BIBLIOGRAFIA:
PORTA ABERTA: Ciências. 1ª ed. Ângela Bernardes de
Andrade. São Paulo: Moderna, 2008.
A ESCOLA É NOSSA: Língua Portuguesa. 3ª ed. Marcia
Paganini Cavéquia. São Paulo: Scipione, 2008.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
DO PIAUÍ E HISTÓRIA DO PIAUÍ
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 24/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar as principais atividades econômicas do campo e da cidade.
- Reconhecer como aconteceu o processo do povoamento do Estado do Piauí.
- Identificar a região em que esta localizada o estado do Piauí.
CONTEÚDOS:
- As atividades econômicas do campo e da cidade.
- O Piauí no Brasil.
- O Piauí no Nordeste.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com uma conversa informal com os alunos, sobre como foi o processo do povoamento do estado do Piauí, e em que região se localiza nosso estado, e para finalizar será aplicada uma atividade para pactuar a aprendizagem dos educandos.
- Ao retornarem do intervalo, será dada inicio a aula com a explicação do conteúdo da disciplina de Geografia, e logo em seguida, será aplicada uma atividade do livro, para firmar a aprendizagem dos educandos.
RECURSOS:
- Livro.
- Caderno.
- Lápis.
- Borracha.
- Apontador.
- Quadro branco.
- Piloto.
AVALIAÇÃO:
- Medir o nível de aprendizagem dos alunos através do seu interesse e participação na aula e nas atividades em sala.
BIBLIOGRÁFIA:
COMEPI: Geografia do Piauí. 1ª ed. Baptista.
São Paulo: Brasil, 1979.
FUNDAÇÃO CEPRO: História do Piauí. 1ª ed. São Paulo:
Brasil, 1973.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
DO PIAUÍ E ENSINO RELIGIOSO
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 25/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Identificar as principais indústrias do estado do Piauí.
- Reconhecer a importância do setor industrial para a economia do estado do Piauí.
- Mostrar aos educandos a importância do papel da família.
CONTEÚDO:
- A atividade industrial do Piauí.
- Texto: A família.
METODOLOGIA:
- Iniciar a aula fazendo uma abordagem do conteúdo: A atividade industrial do Piauí, e ao finalizar a explicação, será aplicado um exercício previamente elaborado pelo professor para firmar a aprendizagem dos alunos.
- Ao retornarem do intervalo, iniciar a aula com uma conversa informal com os alunos, sobre a importância da família, seguido da leitura do texto: A família, e em seguida, aplicação de uma atividade sobre o assunto abordado em aula.
RECURSOS:
- Livro.
- Quadro branco.
- Caderno.
- Lápis,
- Borracha.
- Apontador.
AVALIAÇÂO:
- Avaliar o aluno conforme a sua participação individual e coletiva na aula e na realização das atividades propostas pelo professor.
BIBLIOGRÁFIA:
COMEPI: Geografia do Piauí. 1ª ed. Baptista.
São Paulo: Brasil, 1979.
GERALDO, Celso Antônio.
O amor que vence a morte, 4º ano.
Rio de Janeiro: Ática, 1988.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: HISTÓRIA
E INGLES
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 26/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Revisão: O processo de ocupação do sul do país.
- Revisão: Occupations.
ATIVIDADE:
- Conversa informal com os alunos, sobre o conteúdo: O processo de ocupação do sul do país.
- Dever de classe sobre o assunto, seguido de perguntas orais.
- Revisão do assunto: Occupations, seguido de uma atividade previamente elaborada pelo professor, para pactuar a aprendizagem dos alunos.
- Ao retornarem do intervalo serão aplicadas as avaliações, referentes às disciplinas de Inglês e História.
ANOTAÇÕES:
- Êxito.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 29/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Revisão: Grandezas e Medidas.
ATIVIDADE:
- Explanação do conteúdo estudado.
- Dever de classe previamente elaborada pelo professor.
- Perguntas orais aos alunos, sobre o assunto revisado.
- Correção da atividade proposta em sala pelo educador.
- Ao regressarem do intervalo serão aplicadas as avaliações referentes às disciplinas de Matemática e Ensino Religioso.
ANOTAÇÕES:
- Êxito.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL-
I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E GEOGRAFIA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 30/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Revisão: Problemas envolvendo medidas de comprimento.
- Revisão: A devastação da vegetação brasileira.
A importância das
plantas para o clima global.
ATIVIDADE:
- Aplicação de uma atividade em classe de problemas envolvendo medidas de comprimento.
- Conversa informal com os alunos sobre o conteúdo: A devastação da vegetação brasileira, e a importância das plantas para o clima global.
- Aplicação de uma atividade, contendo perguntas diversas sobre o conteúdo estudado.
- Correção das atividades pelo professor.
- Ao retornarem do intervalo serão aplicadas as avaliações referentes às disciplinas de Geografia e Problemas.
ANOTAÇÕES:
- Êxito.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 31/10/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Revisão: Relações alimentares dos seres vivos.
ATIVIDADE:
- Leitura de textos complementares sobre o assunto, seguido de perguntas orais aos alunos.
- Observação de figuras, seguido da explicação do conteúdo.
- Aplicação de uma atividade previamente elaborada pelo professor.
- Correção do exercício de fixação.
- Ao retornarem do intervalo serão aplicadas as avaliações referentes às disciplinas de Ciências e Produção Textual.
ANOTAÇÕES:
- Êxito.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: LÍNGUA
PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 01/11/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Revisão: Verbo: flexão de número e pessoa.
ATIVIDADE:
- Revisão do conteúdo estudado, seguido da criação de frases utilizando verbos, propostos pelo professor.
- Aplicação de uma atividade previamente elaborada pelo professor.
- Correção da atividade aplicada em sala.
- Ao regressarem do intervalo serão aplicadas as avaliações referentes ás disciplinas de Língua Portuguesa e Intepretação de Texto.
ANOTAÇÕES:
- Êxito.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 05/11/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Medidas de massa.
ATIVIDADE:
- Apresentação do conteúdo a ser estudado.
- Identificar as principais medidas de massa, seguido da explicação do conteúdo.
- Aplicação de uma atividade do livro, referentes às páginas 180 a 183.
- Propor aos alunos que pesquise em jornais e revistas, sobre o uso das medidas de massa em reportagens.
- Correção da atividade proposta em sala pelo professor.
ANOTAÇÕES:
- Falta a correção das páginas 182 a 183 do livro.
- Reunião de Pais e Mestres para entrega das avaliações pertinentes ao mês de Outubro de 2012.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: INGLÊS E
LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 06/11/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Means of trasnportation.
- Conjunções verbais.
ATIVIDADE:
- Conversa informal com os alunos sobre a importância dos diferentes meios de transportes em nossa sociedade.
- Treino da pronúncia e entonação do vocabulário relativo aos diferentes meios de transporte.
- Aplicação de uma atividade em classe sobre o conteúdo estudado.
- Ao regressarem do intervalo, será apresentado o conteúdo de Língua Portuguesa a ser estudado, e logo em seguida, explicação do mesmo.
- Aplicação de uma atividade em classe do livro, referentes ás paginas 182 a 184.
ANOTAÇÕES:
- Falta a correção do exercício de Inglês e de Língua Portuguesa.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA: HISTÓRIA
DO PIAUÍ E GEOGRAFIA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 07/11/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Tipos de energia.
- A Independência do Piauí.
ATIVIDADE:
- Conversa informal com os alunos, sobre a Independência do Estado do Piauí, e em seguida, explicação do conteúdo.
- Confecção de cartazes sobre a Independência do Estado do Piauí.
- Aplicação de uma atividade extraclasse do livro, das páginas 56 a 58.
- Ao retornarem do intervalo, explicação do conteúdo: tipos de energia.
- Perguntas orais aos alunos, sobre os tipos de energia que os mesmos conhecem.
- Aplicação de um exercício em classe do livro, das páginas 94 a 96.
ANOTAÇÕES:
- Falta a correção dos exercícios de Geografia e História do Piauí.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 08/11/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Medidas de capacidade.
- A importância da água para o nosso organismo.
ATIVIDADE:
- Explicação do conteúdo: Medidas de capacidade.
- Aplicação de uma atividade do livro, referente às páginas 186 a187.
- Correção da atividade da aula anterior de matemática, das páginas 182 e 183.
- Ao retornarem do intervalo, apresentação do conteúdo: A importância da água para o nosso organismo, seguida da explicação do mesmo.
- Confecção de cartazes sobre o conteúdo abordado.
- Aplicação de um exercício extraclasse, elaborado pelo professor.
ANOTAÇÕES:
- Falta a correção do exercício da disciplina de matemática e ciências.
ESCOLA MUNICIPAL DE
MORADA DO SOL
CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL- I
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
SÉRIE: 4º ANO TURMA: B TURNO: TARDE DATA: 09/11/2012
CARGA HORÁRIA: 4h
MINISTRANTE: GERMÂNIO
BUENOS AIRES MARTINS
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
- Revisão: Medidas de massa.
Medida de capacidade.
ATIVIDADE:
- Revisão do conteúdo: medidas de massa e medidas de capacidade.
- Aplicação de uma atividade previamente elaborada pelo professor, para pactuar a aprendizagem dos educandos.
- Correção da atividade de matemática da aula anterior.
- Ao retornarem do intervalo, apresentação do Projeto de Intervenção, seguido da culminância.
ANOTAÇÕES:
- Êxito.
amem vc estar de parabens continue assim
ResponderExcluiramem vc estar de parabens continue assim
ResponderExcluirotimos amei todos parabens
ResponderExcluirPlanos de aula
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluir